sexta-feira, 27 de junho de 2008

San Iker - "El Mejor Arquero Del Planeta".


Há muito tempo que o futebol não desperta em mim o fanatismo que era comum a uns 5 anos atrás. Apesar desse "desencantamento" me reservei no direito de ainda ter alguns ídolos no esporte. Como dois deles estão jogando em locais de pouca visibilidade futebolística(Turquia e EUA), restou um: Iker Casillas, goleiro do Real Madrid e Seleção Espanhola (La Fúria!).
Durante muitos anos mantive uma disputa pessoal com meu amigo Perrela sobre quem seria melhor: Oliver Kahn ou Iker Casillas?
As falhas seguidas e fim de carreira decadente de Kahn, responderam à pergunta automaticamente. Então restou uma dúvida que até a mim incomodava: Petr Cech, G. Buffon ou Iker Casillas? Eis a questão... Quem era o melhor goleiro do mundo?
Nada melhor que uma Eurocopa para responder. A competição mais importante pós-Copa do Mundo começou a cerca de um mês na Aústria.
Final do último jogo da seleção da República Tcheca, defendida por Cech. Os Tchecos incrédulos, presenciaram a "muralha" Cech tomar um gol defensável e falhar bisonhamente em outro. O Castigo final veio com um gol Turco aos 45 Minutos do segundo tempo, decretando a eliminação precoce da R.C. "Podemos tirar um goleiro da disputa", pensei alto.
Mais entre Casillas e Buffon? Ambos perfeitos na primeira fase, capitães da Espanha e Itália... Referencias principais de suas seleções! Como definir? Quem é melhor? Queeeeem? O destino se encaminhou de responder...
Os confrontos das Quartas de Final reservaram um clássico do Futebol: "La Fúria" Espanhola contra a "Azurra" Italiana. Os 2 capitães se cumprimentam e se olham como que dizendo: "Lá vamos nós"...
O jogo truncado permitiu que cada um salva-se sua equipe uma vez. A prorrogação passou sem sustos e... DECISÃO DE PENALTIS!
Definitivamente os deuses do futebol guardaram um desfecho glorioso para o vencedor da "disputa pessoal"...
Após 2 acertos (um para cada lado), Carzola fez o segundo da Espanha. De Rossi seria o próximo cobrador da Azurra. Cobrou com força, no canto, eis que Iker prova ser espetacular. Pratica uma defesa impressionante (Foto do Post) e sai andando com a mesma tranquilidade que passa à sua defesa durante a partida. Senna e Camoranesi marcam para as duas seleções em seguida. O próxima seria Guiza para a Fúria, artilheiro da Liga espanhola em 2008. Eis que Buffon mostra quem é, se impõe e defende a cobrança. A parte azul do estádio explode em euforia. Agora estava nos pés de Di Natalle a chance de empatar tudo. A torcida Espanhola começa a saudar seu capitão... Com gestos dos braços reverenciando seu capitão, começa a gritar em plenos pulmões: 'Iiiiiiker, Iiiiiker"... Não poderia ser diferente. Ele defende a cobrança para alegria de seus companheiros e torcida, que se abraçam aliviados e extasiados. Coube a Fabregas finalizar a disputa cobrando o ultimo penalti, marcando e confirmando a Espanha na final da Euro. Mas todos correram em direção a Iker, numa festa que premiava a carreira de um grande goleiro. Titular absoluto desde os 19 anos de idade de um dos maiores clubes do planeta, o Real Madrid, no qual ele é um dos capitães do elenco e tem contrato vitalício.
Independentemente do resultado da final, já estou satisfeito por ter comprovado algo que eu sempre defendi:
- Iker Casillas é o melhor goleiro dessa coisa que chamam de Mundo! -

Decisão de Penaltis:
http://www.youtube.com/watch?v=09iUOim5DuY

Vargas


Ao som de: Kiss Kiss (Chris Brown feat. T-Pain), You Know My Name (Chris Cornell), Be Yourself (Audioslave), Sway (Coal Chamber) e The Scientist (Coldplay).

Nenhum comentário: